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Notícias e Comunicados

  15/05/2019 

Gincana Cultural 2019 - Regulamento

 

Gincana Cultural 2019

A Gincana Cultural Andeline Costa faz parte das atividades extracurriculares e visa proporcionar aos alunos uma formação integral e humanitária, conscientizando-os da necessidade do respeito ao outro, da cooperação e da justiça por meio de atividades culturais, artísticas e filantrópicas, estimulando assim o desenvolvimento dos pilares da educação: Aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar, aprender a ser, empreender e transcender.

Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental II

 

REGULAMENTO GERAL

 

  1. Considerações Gerais

 

  1. - Os custos decorrentes para realização das tarefas serão de responsabilidade de cada equipe;
  2. - Lembramos a todos os participantes que o objetivo da nossa Gincana é totalmente de integração, despertar da solidariedade e o compromisso dos alunos; tudo o que for arrecadado na Gincana Cultural será doado às Entidades Assistenciais escolhidas pela Comissão Organizadora e Julgadora, onde entregaremos as doações juntamente com um representante de cada turma ou na própria escola;
  3. - O material necessário para o cumprimento das tarefas será de responsabilidade de cada equipe;
  4. - Cada equipe será responsável pela manutenção diária da ordem e da limpeza do espaço a ser utilizado durante as realizações de provas;
  5. - Todas as regras estipuladas em cada atividade serão rigorosamente aplicadas;
  6. - Caso seja detectado falta de envolvimento por parte de um aluno ou de um grupo de alunos, a Comissão Julgadora deverá analisar o fato e o (s) aluno (s) poderá (ao) sofrer sanção com perda de pontuação coletiva;
  7. - Cada tarefa antecipada deverá ser apresentada criteriosamente no horário previsto. Serão solicitadas tarefas surpresas que deverão ser realizadas e entregues no horário estipulado pela Comissão Organizadora. A equipe que apresentar a atividade ou tarefa solicitada ganha a pontuação inerente aquela prova, quem não apresentar, não pontuará;

 

  1. Da identificação das equipes

 

  1. - A confecção de camisas publicitárias é opcional. As equipes que não confeccionarem deverão se apresentar com o uniforme completo do colégio. Vale ressaltar que após o a culminância da gincana, as camisas promocionais só poderão ser utilizadas durante as sextas-feiras.
  2. - As equipes serão compostas por alunos da mesma sala e série;
  3. - Durante o desenvolvimento da gincana, as equipes participarão de atividades culturais, filantrópicas e competirão entre si, obedecendo às séries/ano a que pertencem;
  4. -  Cada equipe deverá apresentar o seu “lema” para ser utilizado pela torcida em eventos por meio de faixas, bandeiras, banners ou cartazes.

 

  1. Das tarefas

 

  1. - As tarefas serão elaboradas e entregues pela Comissão Organizadora aos coordenadores responsáveis de cada equipe, e conterão com clareza os quesitos para avaliação, bem como a pontuação, tempo para cumprir determinada tarefa e sansão (caso ocorra);
  2. - As tarefas serão distribuídas ao mesmo tempo, para todos os líderes das equipes;
  3. - As equipes que não entregarem as tarefas no prazo estipulado pela Comissão organizadora não marcarão pontos naquela tarefa. Os detalhes de cada tarefa serão listados.

 

  1. Comissão Organizadora e Julgadora

 

 A Comissão Organizadora e Julgadora será composta da equipe pedagógica (direção, supervisão, coordenação e corpo docente) e tem total autonomia para classificar ou desclassificar determinada equipe e/ou membro desta.

 

  1. Dos critérios de julgamento

 

Todas as situações previstas ou não, neste regulamento, excepcionais ou de conflito de opiniões, serão julgadas pela Comissão Organizadora. Esta é soberana e só ouvirá os líderes responsáveis das equipes.

 

  1. Das penalidades

 

  1. - A equipe ou membro que tiver comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que ferir este regulamento ou trouxer prejuízo à boa imagem do evento como um todo, levará a referida equipe à perda de pontos conforme análise da Comissão Organizadora e Julgadora. Além das penalizações por pontos, está previsto:

EXCLUSÃO DO MEMBRO DA EQUIPE;

DESCLASSIFICAÇÃO DA EQUIPE NA TAREFA EM QUESTÃO.

 

  1. – A análise será feito pela Comissão Organizadora mediante os depoimentos dos envolvidos e dos líderes responsáveis das equipes;
  2. - A equipe que apresentar qualquer manifestação que venha a denegrir, atrapalhar a ordem da gincana, em qualquer situação, será julgada pela Comissão Organizadora, podendo sofrer, se necessário, perda de ponto.

 

  1. Do resultado

 

  1. - A pontuação constará no regulamento específico de cada tarefa;
  2. - Os pontos serão acumulados para as tarefas seguintes;
  3. - Se houver empate na contagem final da pontuação das equipes, as atividades filantrópicas servirão como primeiro critério de desempate.

 

 

 

 

  1. Da premiação

 

  1. O vencedor geral da competição será a equipe que somar o maior número de pontos ao final da gincana.
  2. Teremos 2 (dois) campeões: 1 do 6º ou 7º ano, 1 do 8º ou 9º. As equipes vencedoras pontuarão conforme sua colocação na gincana e receberão nota de trabalho da 3ª etapa em todas as disciplinas. As premiações serão de acordo com a classificação de cada equipe, conforme tabela abaixo:

 

       Classificação

       Pontos

1º lugar

10,0

2º lugar

9,5

3º lugar

9,0

4º lugar

8,5

5º lugar

8,0

6º lugar

8,0

 

 Obs. Informamos que o resultado final da Gincana só será divulgado no dia 29/06, durante a festa junina.

 

1ª PROVA: - ATIVIDADE FILANTRÓPICA 1 - DOAÇÃO DE SANGUE

 

Os participantes deverão convencer o maior número possível de pessoas, membros da família ou amigos a fazerem uma doação de sangue. Vale ressaltar que o objetivo desta tarefa é ampliar o banco de sangue e consequentemente salvar vidas.

 

  • Valerá os comprovantes a partir do dia da abertura do evento ou seja, dia 17/05/2019.  Entregar comprovantes até dia 25/06.
  • Pontuação: 400 pontos por doador.

 

2ª PROVA: APRESENTAÇÃO DAS DELEGAÇÕES

 

DATA: 17/05/2019

HORÁRIO: 10h30min (Turmas da manhã) 16h30min (Turmas da tarde)

TEMPO MÁXIMO DE APRESENTAÇÃO: 10 minutos

CASO EXTRAPOLE O TEMPO: Perde 20 pontos

 

Para a apresentação, cada equipe deverá confeccionar um Standard (que deverá ser feito de tecido, TNT ou banner), apresentar o grito de paz (Entregar digitado para banca julgadora). No dia da apresentação, as equipes deverão comparecer com camisas padronizadas, caso tenham confeccionado ou o uniforme do colégio. Serão analisados os quesitos citados abaixo:

 

  1. Organização (a equipe será avaliada pela organização de seus integrantes no momento do desfile de apresentação)

Pontuação: 50, 100 ou 200 pontos

 

  1. Standard (serão avaliados a criatividade, originalidade e beleza), que representará a sua respectiva sala e /ou delegação).

 Pontuação: 50, 100 ou 200 pontos

 

  1. Paródia (serão avaliados a criatividade, concordância entre a letra da música e o ritmo, coerência textual).

Pontuação: 50, 100 ou 200 pontos

 

 

3ª PROVA: BAZAR SOLIDÁRIO

Cada equipe deverá arrecadar sapatos, roupas, acessórios (cintos, bijuterias etc.) brinquedos, eletrodomésticos, usados, em bom estado de conservação.  Vale ressaltar que só pontuarão os itens que forem avaliados em bom estado de conservação. Verificar tabela de pontuação abaixo.

 A Entrega destes itens poderão ser feito a partir do dia 20/05 até dia 13/06, obedecendo critério de entrega, com Lucia ou Rita na coordenação, antes ou após as aulas ou durante os intervalos. Cada item será avaliado pelo seu estado de conservação e anotado em relatório, a fim de posteriormente ser contabilizados. Ver datas de entrega:

  • Segunda-feira: 6º ano (20 e 27/05 e 3/06)
  • Terça-feira: 7º ano (21 e 28/05 e 4/06)
  • Quarta-feira: 8º ano (22 e 29/05 e 5/06)
  • Quinta-feira: 9º ano (23 e 30/05 e 6/06)
  • Dia: 11/06 - 6º e 7º ano
  • Dia: 13/06 - 8º e 9º ano

 

 

                                           TABELA DE PONTUAÇÃO

ITENS

PONTUAÇÃO

Sapatos ou sandálias

10 pontos

Roupas

10 pontos

Brinquedos (Obs. Não conta ponto: miniaturas, brindes, bola de gude…)

5 pontos

Eletrodomésticos (funcionando)

15 pontos

Bolsas

5 pontos

Acessórios

5 pontos

 

 

Obs. Todos em bom estado de conservação.

Para efeito de pontuação não serão aceitas entregas fora da data estabelecida.

 

4ª PROVA – SOLETRANDO + TAREFAS SURPRESAS

 DATA:   24/06/2019

  6º e 7º anos (Manhã)                                    8º e 9º  (Tarde)            

 HORÁRIO: 7h30min às 11horas                  Horário: 13h30min às 17horas

 

TEMPO MÁXIMO PARA RESPOSTAS – 30 segundos por palavra

 

Os professores de língua portuguesa e inglesa deverão promover um concurso soletrando em cada sala e selecionar os 5 (cinco) alunos que estejam capacitados para representar a turma no GAME SOLETRANDO. A prova será dividida em 3 fases (nível fácil, nível médio e nível difícil)

Em cada fase serão feitas 5 (cinco) perguntas discriminadas abaixo:

           

Fase 1(nível fácil): cada resposta certa vale 50 pontos, totalizando nesta fase 250 pontos.

Fase 2(nível médio): cada resposta certa vale 200 pontos, totalizando nesta fase 1000 pontos.

Fase 3(nível difícil): cada resposta certa vale 300 pontos, totalizando nesta fase 1500 pontos

 

Obs. 1: as equipes pontuarão de acordo com a quantidade de respostas acertadas nas respectivas fases

 

Obs. 2: Os alunos serão dispostos em ordem de respostas de 1 a 5. O aluno que responder errado a palavra solicitada estará automaticamente excluído da prova. Caso

 

a equipe tenha os 5 alunos excluídos ela será desligada da prova, mantendo a pontuação que atingiu enquanto esteve na prova.

 

 

5ª PROVA - ATIVIDADE FILANTRÓPICA 2

DATA: 24/06/2019

HORÁRIO: TURMAS: 6º e 7º anos (7h30 às 8h15min)  

                  TURMAS: 8º e 9º (13h30 às 14h15min)  

       Cada equipe deverá arrecadar alimentos não perecíveis para compor cestas básicas, objetivando uma ação concreta de solidariedade. O material arrecadado deverá ser entregue à coordenação da gincana, na data acima estipulada, a fim de serem doados às entidades assistenciais, posteriormente divulgadas.

Cada cesta deverá conter os itens e quantidades abaixo descritos. (Deverão ser entregues as cestas já prontas, ou seja, separadas e embaladas em sacos plásticos transparentes). Ressaltamos que as cestas incompletas serão doadas, mas não pontuarão.

Pontuação: 200 pontos por cesta.

 

 

Quantidades

Alimentos

2 kg

Feijão

2 kg

Arroz

2 kg

Açúcar

1 kg

Farinha de mandioca

500g

Massa de milho

500g

Macarrão

900ml

Óleo

500gr

Café

1

Carne (enlatada)

1

Sardinha (enlatada)

1

Bolacha cream cracker (pacote)

250gr

Doce

1 kg

Farinha de trigo

400gr

Leite em pó

 

Obs.: Os alimentos devem ser arrecadados pelos os componentes das equipes com familiares.

 

 

 

 

6ª PROVA: QUIZ + TAREFAS SURPRESAS

DIA: 25/06/2019                                      

TURMAS: 6º e 7º anos (7h30 às 11h)  

TURMAS: 8º e 9º (13h30 às 17h)  

 

TEMPO MÁXIMO PARA RESPOSTAS: 30 segundos por pergunta

 

Cada equipe deverá apresentar 5 (cinco) alunos para representá-la no GAME QUIZ. A prova será dividida em 3 fases (nível fácil, nível médio e nível difícil). Em cada fase serão feitas 10 (dez) perguntas discriminadas abaixo:

           

Fase 1(nível fácil): cada resposta certa vale 50 pontos, totalizando nesta fase 500 pontos.

Fase 2(nível médio): cada resposta certa vale 200 pontos, totalizando nesta fase 2000 pontos.

Fase 3(nível difícil): cada resposta certa vale 300 pontos, totalizando nesta fase 3000 pontos.

 

Obs. 1: as equipes pontuarão de acordo com a quantidade de respostas acertadas nas respectivas fases

Obs. 2: Quando for solicitado, as equipes deverão levantar as placas com a indicação do número da resposta (1, 2, 3 ou 4). Marcam ponto as equipes que acertarem a resposta. Não haverá exclusão de participantes nesta prova.

 

 

7ª PROVA: CIRCUITO DA MATEMÁTICA

DATA: 25 /06/2019

TURMAS: 6º e 7º anos (7h30 às 11h)  

TURMAS: 8º e 9º (13h30 às 17h)  

 

TEMPO MÁXIMO PARA RESPOSTAS: Cada prova tem um tempo limite, que será informado na hora.

Cada equipe deverá indicar 3 (três) alunos para representá-la no circuito. Haverá 06 (seis) provas físicas com seis exercícios de matemática. Esta tarefa exige das equipes habilidade física e mental, portanto cada grupo deverá realizar as provas físicas para ter acesso aos exercícios lógicos matemáticos. Quanto menor o tempo de realização de prova, maior a pontuação. Será informado o tempo limite para cada grupo. Cada tarefa e exercício acertados terá uma pontuação que estará indicada no próprio exercício.      

Última atualização: 15/05/2019 às 08:55:34
 
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